ESPECIALIDADES


Cirurgia Oral ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, é uma especialidade da odontologia, que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos.
Os procedimentos menores incluem as exodontias (extração de dentes), exodontias de dentes não irrompidos ou que ao se desenvolverem não se acomodaram na arcada devido a falta de espaço, a remoção dos tumores de pequenas proporções oriundos de glândulas salivares, aumentos de volume nas gengivas ou tecidos adjacentes, correções cirúrgicas para adaptação de próteses, e implantes osteointegrados.
Em procedimentos maiores, estão inclusas as cirurgias de traumatismos faciais, remoção de quistos e tumores de grande porte e as cirurgias ortognáticas.




Endodoncia ou Endodontia é a ciência responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodonticas, o tratamento endodontico (ou desvitalização) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.


Implantodontia é a especialidade relacionada à colocação de implantes dentários, que são parafusos metálicos de titânio, colocados cirurgicamente no osso dos maxilares, por baixo das gengivas, visando suportar uma coroa dentária protética.
Ao redor do implante ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. É extremamente importante que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quando o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.
Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis. Entre 3 e 6 meses após a instalação do implante de titânio pode ser iniciada a prótese. Um processo mais recente propõe a instalação rápida de dentes, chamada carga imediata.


Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças.
A criança não é um adulto em miniatura, pelo que possui características e necessidades completamente diferentes das deste último.
Assim, é necessário um especial interesse e formação específica para abraçar uma especialidade tão abrangente e delicada como esta.


Ortodoncia ou Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.
Visa o correcto e o harmonioso posicionamento dos dentes nas arcadas. A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e móvel (aparelhos removíveis).
No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática.
Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos.
O resultado final ortodontico passa por uma estética excelente e oclusão perfeitas.




Prostodontia é a ciência que lida com a reposição de tecidos orais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde oral.Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária.
O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefacto que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes. O seu principal objectivo é a reabilitação oral, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.
Repõe ou restaura os dentes de forma indirecta (por meio laboratorial), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal e porcelana) ou próteses removíveis como prótese total ou prótese parcial removível. Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes.
Não se deve confundir protesista (médico-dentista especialista em prótese dentária) com o técnico em prótese dentária, que presta serviço para o médico-dentista.